Última matéria enviada em 02/06/2008 - Matéria acessada: 8935 vezes
O que é o Prodfor - Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores
O que é o Prodfor

Criado em 1997, o Prodfor - Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores representa uma ação conjunta das principais empresas estabelecidas no Espírito Santo para promover o desenvolvimento e a qualificação de seus fornecedores. O apoio e coordenação são exercidos pela Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES). Participam do Prodfor, como mantenedoras, as empresas Aracruz Celulose, Canexus, Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Chocolates Garoto, ArcelorMittal Cariacica, ArcelorMittal Tubarão, Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Espírito Santo Centrais Elétricas S.A. (Escelsa), Flexibrás Tubos Flexíveis, Petrobras, Samarco Mineração e a Oi (antiga Telemar - Telecomunicações do Espírito Santo S.A).

Como participar
O ingresso e a participação de fornecedores no programa normalmente ocorrem pela indicação das empresas mantenedoras. A cada ano, são organizados grupos de fornecedores para desenvolvimento em um período de 12 meses. O fornecedor interessado pode, também, candidatar-se, devendo preencher o formulário de inscrição, solicitado à Secretaria do Prodfor, anexando cópia do balanço social do último exercício. A participação de fornecedores é analisada e aprovada pelo Comitê Executivo.

Organização do Prodfor
Representantes das empresas mantenedoras compõem o Comitê Executivo e administram o Prodfor, acompanhando todas as atividades desenvolvidas e tomando as decisões necessárias para alcançar os objetivos do programa. O Comitê Executivo tem um coordenador geral e um suplente, com funções de coordenação das atividades e de representação do programa. A Coordenação Executiva é exercida pela Findes, por meio do IEL-ES, responsável pela execução das atividades administrativas e de suporte ao programa.

Desenvolvimento de fornecedores
De acordo com um plano de trabalho anual, as empresas mantenedoras indicam fornecedores de seu interesse para participar do Prodfor. Uma vez aprovada e aceita sua associação, o fornecedor participa de um conjunto de atividades para organização de seu Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento (SGQF). As atividades de desenvolvimento são de responsabilidade do IEL-ES e envolvem a realização de cursos, eventos e consultoria com duração de 12 meses, sendo custeada pelos fornecedores.


Encontros Técnicos
As fornecedoras em desenvolvimento são acompanhadas de perto pelo Comitê Executivo do  Prodfor. Em duas ocasiões anuais, conhecidas como Encontros Técnicos, essas empresas têm a oportunidade de compartilhar as melhorias obtidas nos seus processos produtivos após a implantação do Programa. Além disso, as fornecedoras acabam utilizando o encontro como uma conceituada vitrine, estreitando os laços com as empresas mantenedoras.

Qualificação de Fornecedores
O Prodfor define como requisitos do SGQF os mesmos da norma ISO 9001 versão 2000, acrescidos dos itens Meio Ambiente e Segurança no Trabalho. A qualificação dos fornecedores é realizada de modo individual, por meio de auditorias independentes que fazem a verificação do atendimento aos requisitos estabelecidos. Após aprovação pela auditoria, é emitido certificado de fornecedor qualificado, com validade de dois anos, sendo realizadas auditorias periódicas anuais.

Atualmente o Prodfor conta com 359 empresas certificadas.

Desenvolvimento

O projeto piloto, executado no biênio 1997-1998, objetivou desenvolver e qualificar 24 empresas fornecedoras de serviços e mão-de-obra nas áreas eletroeletrônica e metalmecânica.

A partir dessa experiência, o Prodfor foi reavaliado e teve seu funcionamento adaptado às novas exigências para possibilitar a ampliação da abrangência de atuação do programa.

Os requisitos necessários, aos quais a fornecedora deve atender, estão definidos no Sistema de Garantia de Qualidade em Fornecimento - SGQF.

Após implementar o SGQF e adequar sua organização a esses requisitos, a fornecedora será submetida a uma auditoria do Prodfor para receber o certificado de "Fornecedor Qualificado".

Qualificação

O primeiro passo para uma Empresa Fornecedora obter o certificado do Prodfor é ser indicada por uma das empresas Mantenedoras do Programa - Aracruz Celulose, ArcelorMittal Cariacica, ArcelorMittal Tubarão, Cesan, Chocolates Garoto, CVRD, Escelsa, Flexibrás, Canexus Química Brasil, Petrobrás, Samarco e Telemar. Com a indicação, o fornecedor tem o compromisso de adequar sua organização aos requisitos do Sistema de Garantia da Qualidade de Fornecimento - SGQF.

Por isso, para obter o Certificado de Fornecedor Qualificado, as Empresas Fornecedoras participantes do Prodfor são submetidas a um intenso processo de avaliação, feito através de auditorias independentes, que analisam tanto a organização interna da mesma, bem como o fornecimento de produtos e a prestação de serviços.

Periodicamente, e seguindo os procedimentos específicos definidos no "Sistema de Auditoria do Prodfor" é feita a verificação do atendimento aos requisitos estabelecidos pelo Programa. Durante o período de adequação, as empresas - ainda em desenvolvimento - recebem assistência e treinamentos.

As Empresas Fornecedoras que atenderem a todos os requisitos definidos pelo SGQF, dentro dos prazos estabelecidos, ao final do programa, serão submetidas a uma auditoria do Prodfor e, se qualificadas, receberão o Certificado de Fornecedor Qualificado, estando aptas a fornecer bens e serviços às Empresas Compradoras.

Clique aqui para obter a última versão do SGQF.

Importância do Prodfor

O Prodfor constitui-se em um avanço da atuação integrada de empresas, sejam elas compradoras ou fornecedoras.

Para as Empresas Compradoras será possível a redução do esforço e dos custos envolvidos no desenvolvimento e qualificação de seus fornecedores.

Já as Empresas Fornecedoras terão como benefícios conhecer claramente os critérios técnicos envolvidos no processo de qualificação de um fornecedor, além de poderem se ajustar a um único sistema de organização de fornecimento, que atende a importantes compradoras instaladas no Estado.

Objetivos do Prodfor

A partir da definição de requisitos que credenciam um Fornecedor Qualificado, o Prodfor visa ordenar o processo de orientação e adequação desses fornecedores às condições estabelecidas.

Também pretende delinear uma forma de verificação sistemática e independente da conformidade da organização dos fornecedores com base naqueles requisitos.

Para estreitar a relação entre Empresas Compradoras e Fornecedoras, foi criado o Sistema Prodfor de Informações - SPI - um banco de dados com amplas informações sobre as fornecedoras, possibilitando um maior e melhor conhecimento do potencial e das condições de fornecimento dessas empresas. O Prodfor tem como objetivos específicos:

- Integrar a ação de desenvolvimento de fornecedoras que importantes empresas instaladas no Estado vêm promovendo ou desejam promover;

- Favorecer o relacionamento entre empresas, propiciando a melhoria e o desenvolvimento das empresas fornecedoras instaladas no Estado, garantindo, assim, produtos e serviços com maior qualidade a preços competitivos;

- Possibilitar o intercâmbio de informações entre as empresas possibilitando a identificação, conhecimento da capacidade e competência para fornecimento;

- Definir requisitos mínimos para a qualificação de fornecedoras, através do compartilhar de experiências nesta atividade, apresentadas por empresas importantes.

Revista do Prodfor

Quer ler e conhecer o conteúdo editorial da última edição da revista do Prodfor? Clique aqui!

 

 

 

 

 

fonte: www.prodfor.com.br

 
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
 



ENVIE ESTA MATÉRIA PARA SEUS AMIGOS...
 
Últimas da coluna Negócios
12/06/2008

10/06/2008

02/06/2008

25/01/2008

20/09/2007

05/07/2007

07/06/2007

13/03/2007

11/03/2007

18/07/2006


Últimas Notícias
29/04/2016

29/04/2016

27/04/2015

16/04/2015

09/12/2014

 
_________________________________________________________________________________________________________________________________